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Os hábitos de compra dos consumidores estão sempre em constante mudança. Graças à internet, o acesso aos produtos ficou mais fácil, se tornando rapidamente a melhor opção de compra.
Segundo pesquisa do IBGE, existem 130 milhões de brasileiros que usam a internet no Brasil, e desses, 70% deles já compraram pela internet, gerando um faturamento total de R$ 166,2 bilhões.
Devido a esse grande mercado, as empresas passaram a direcionar seu foco na internet com a criação das lojas virtuais.
Entretanto, as empresas que trabalham com vendas na internet sentem a necessidade de expandir ainda mais seu negócio, explorando novas chances de aumentar o seu faturamento nos marketplaces.
E com intuito de ajudar o seu negócio nos E-commerces e Marketplaces, descubra como conciliar essas duas plataformas de venda na internet.
O que são E-commerce e Marketplace?
E-Commerce são lojas virtuais exclusivas da marca e seus produtos. Nesses comércios, a empresa é responsável pela hospedagem do site, identidade visual do domínio, divulgação, sistema de pagamento e etc.
Já a plataforma de venda marketplace funciona como um shopping virtual, onde várias empresas vendem produtos diversos e semelhantes no mesmo local.
Nos marketplaces, o vendedor precisa pagar uma taxa por venda ao administrador do site, porém, não é necessário se preocupar em criar formas de pagamento e hospedagem, pois isso já está incluso nessas lojas.
Essas plataformas de vendas pela internet são usadas tanto por grandes, quanto pequenas empresas. Por mais que marketplace e e-commerce sejam diferentes, é possível conciliar essas lojas virtuais.
Como conciliar a loja virtual com marketplace?
1 – Programas de integração operacional
Nas grandes e pequenas empresas, existem diferentes modelos de gestão: enquanto as grandes empresas conseguiam recursos para conciliar todas as informações, as pequenas companhias administram tinham mais dificuldades para administração.
Mas a tecnologia mudou essas diferenças. Todo processo ficou mais fácil, principalmente com as ferramentas de automação, que integram todos os processos das empresas, desde a gestão, até a operação.
Um dos principais softwares de integração de toda empresa é o ERP, que serve para organizar o fluxo de informações processuais de maneira centralizada.
Esses programas facilitam um fácil e confiável acesso a todas as informações da indústria, dando possibilidade do gestor tomar decisões baseadas em informações reais.
2 – Prepare a sua equipe
Para que a tecnologia seja bem utilizada, é necessário uma equipe preparada para operar de forma adequada todos os sistemas de controle da empresa.
Invista em treinamentos e promova capacitações regulares das ferramentas aos colaboradores para que eles conheçam plenamente do funcionamento das ferramentas de gestão e consigam usar todos os recursos disponíveis.
Com uma equipe focada e altamente qualificada, a chance de resultados positivos será maior.
3 – Controle o estoque
Os softwares de gestão permitem também a integração do estoque tanto do marketplace, quanto do e-commerce. Todos os dados da quantidade dos produtos são atualizados em tempo real.
Registre todos os produtos no local, contabilize tudo aquilo que saiu, quando saiu, e a necessidade de reposição e quantas mercadorias precisam ser compradas para abastecer o estoque.
4 – Atente-se com prazos dos fornecedores
É fundamental saber o prazo final de cada fornecedor. Uma empresa que sempre trabalha com o mínimo necessário de estoque pode perder grandes oportunidades de vendas em períodos de alta na demanda.
Tenha muita atenção na data de entrega e na quantidade de produtos para ter uma margem de segurança em períodos de grande saída das mercadorias.
Integre E-commerce e Marketplace no seu dia a dia
Graças à tecnologia, é possível conciliar E-commerce e Marketplace com programas de centralização de dados de toda atividade da empresa.
Com uma equipe treinada, é possível controlar toda mercadoria que entra e sai do estoque em tempo real e também consegue mensurar a quantidade necessária em tempos de demanda alta.
Então o que está esperando? Agora que você sabe como conciliar a sua loja virtual e o marketplace, implemente já e aumente as suas vendas!
Fonte: E-commerce news
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