Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

22 de Abril de 2019 - 17h28

4 dicas para sua empresa conciliar e-commerce e marketplace

Os hábitos de compra dos consumidores estão sempre em constante mudança. Graças à internet, o acesso aos produtos ficou mais fácil, se tornando rapidamente a melhor opção de compra.

Reprodução.
Reprodução.
Os hábitos de compra dos consumidores estão sempre em constante mudança. Graças à internet, o acesso aos produtos ficou mais fácil, se tornando rapidamente a melhor opção de compra.

Segundo pesquisa do IBGE, existem 130 milhões de brasileiros que usam a internet no Brasil, e desses, 70% deles já compraram pela internet, gerando um faturamento total de R$ 166,2 bilhões.

Devido a esse grande mercado, as empresas passaram a direcionar seu foco na internet com a criação das lojas virtuais.

Entretanto, as empresas que trabalham com vendas na internet sentem a necessidade de expandir ainda mais seu negócio, explorando novas chances de aumentar o seu faturamento nos marketplaces.

E com intuito de ajudar o seu negócio nos E-commerces e Marketplaces, descubra como conciliar essas duas plataformas de venda na internet.

O que são E-commerce e Marketplace?

E-Commerce são lojas virtuais exclusivas da marca e seus produtos. Nesses comércios, a empresa é responsável pela hospedagem do site, identidade visual do domínio, divulgação, sistema de pagamento e etc.

Já a plataforma de venda marketplace funciona como um shopping virtual, onde várias empresas vendem produtos diversos e semelhantes no mesmo local.

Nos marketplaces, o vendedor precisa pagar uma taxa por venda ao administrador do site, porém, não é necessário se preocupar em criar formas de pagamento e hospedagem, pois isso já está incluso nessas lojas.

Essas plataformas de vendas pela internet são usadas tanto por grandes, quanto pequenas empresas. Por mais que marketplace e e-commerce sejam diferentes, é possível conciliar essas lojas virtuais.

Como conciliar a loja virtual com marketplace?

1 – Programas de integração operacional

Nas grandes e pequenas empresas, existem diferentes modelos de gestão: enquanto as grandes empresas conseguiam recursos para conciliar todas as informações, as pequenas companhias administram tinham mais dificuldades para administração.

Mas a tecnologia mudou essas diferenças. Todo processo ficou mais fácil, principalmente com as ferramentas de automação, que integram todos os processos das empresas, desde a gestão, até a operação.

Um dos principais softwares de integração de toda empresa é o ERP, que serve para organizar o fluxo de informações processuais de maneira centralizada.

Esses programas facilitam um fácil e confiável acesso a todas as informações da indústria, dando possibilidade do gestor tomar decisões baseadas em informações reais.

2 – Prepare a sua equipe

Para que a tecnologia seja bem utilizada, é necessário uma equipe preparada para operar de forma adequada todos os sistemas de controle da empresa.

Invista em treinamentos e promova capacitações regulares das ferramentas aos colaboradores para que eles conheçam plenamente do funcionamento das ferramentas de gestão e consigam usar todos os recursos disponíveis.

Com uma equipe focada e altamente qualificada, a chance de resultados positivos será maior.

3 – Controle o estoque

Os softwares de gestão permitem também a integração do estoque tanto do marketplace, quanto do e-commerce. Todos os dados da quantidade dos produtos são atualizados em tempo real.

Registre todos os produtos no local, contabilize tudo aquilo que saiu, quando saiu, e a necessidade de reposição e quantas mercadorias precisam ser compradas para abastecer o estoque.

4 – Atente-se com prazos dos fornecedores

É fundamental saber o prazo final de cada fornecedor. Uma empresa que sempre trabalha com o mínimo necessário de estoque pode perder grandes oportunidades de vendas em períodos de alta na demanda.

Tenha muita atenção na data de entrega e na quantidade de produtos para ter uma margem de segurança em períodos de grande saída das mercadorias.

Integre E-commerce e Marketplace no seu dia a dia

Graças à tecnologia, é possível conciliar E-commerce e Marketplace com programas de centralização de dados de toda atividade da empresa.

Com uma equipe treinada, é possível controlar toda mercadoria que entra e sai do estoque em tempo real e também consegue mensurar a quantidade necessária em tempos de demanda alta.

Então o que está esperando? Agora que você sabe como conciliar a sua loja virtual e o marketplace, implemente já e aumente as suas vendas!

Fonte: E-commerce news
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.