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Blog da Arco Informática

12 de Abril de 2019 - 12h10

Conheça 3 passos para melhorar a experiência da entrega no e-commerce

Antes de tomar uma decisão relacionada à experiência de entrega no e- commerce, reflita sobre o perfil do seu negócio

reprodução.
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Antes de tomar uma decisão relacionada à experiência de entrega no e- commerce, reflita sobre o perfil do seu negócio. Qual é o ticket médio de compra? Quais são os produtos mais procurados? Quais são as principais reclamações sobre o recebimento dos pedidos?

Essa recomendação é feita com base em inúmeras experiências que comprovam que o processo de decisão deve ser baseado em dados reais. Muitas vezes, as tendências e insights não se concretizam ou não são adequadas para o seu público.

Por isso, confira as nossas dicas e verifique quais são compatíveis com a sua estratégia e planejamento. Acompanhe!

Como aprimorar a experiência de entrega no e-commerce? A satisfação do cliente somente pode ser obtida com a otimização de cada etapa na sua experiência de compra. Por isso, confira as dicas que separamos para tornar o seu e-commerce cada vez mais relevante no mercado.

Ofereça entrega expressaO conceito de Same Day e Next Day Delivery já não são novidade nas lojas online. Essa é uma modalidade que garante o envio dos produtos adquiridos até certo horário ainda no mesmo dia.
Caso a compra passe desse horário limite, a entrega expressa ocorrerá no dia seguinte. Tal característica é essencial para os clientes que estão dispostos a pagar as tarifas do serviço, pois requerem maior agilidade.

Porém, a empresa que deseja implementar esse serviço deve criar parcerias com transportadoras qualificadas e definir qual será a área de atendimento. Geralmente, os grandes centros urbanos, como São Paulo, são as regiões cobertas.

Possibilite o rastreamento da entregaA espera até a chegada do produto é um dos fatores que mais incomoda os clientes. Para contornar essa situação, o comércio eletrônico pode optar por disponibilizar ao cliente uma plataforma de consulta.
Desse modo, cada etapa da distribuição, desde o faturamento até a chegada ao destinatário, pode ser acompanhada remotamente. Para oferecer maior comodidade, é possível também enviar notificações por e-mail sempre que houver uma mudança no status do transporte.

Invista no Ship from Store

Essa é uma nova modalidade de entrega que permite ao cliente receber a sua encomenda a partir na loja física na localidade que lhe for mais conveniente. Essa opção possibilita a redução dos custos logísticos, entrega mais ágil e garante a satisfação do cliente.

Essa estratégia é geralmente adotada pelos principais nomes do varejo que dispõem de:

grande rede de lojas físicas;
ferramentas de controle dos pedidos;
parceiras com diversas transportadoras; e
espaço para armazenagem dos pedidos.
Portanto, essa tática tem o objetivo de oferecer maior comodidade para o cliente e, ao mesmo tempo, aumentar o número de visitantes nas lojas.

Qual é o impacto da experiência do cliente?

Cada interação com um cliente, seja ela satisfatória ou não, representa a imagem que o seu negócio transmite para o mercado. Como consequência, a reação do cliente pode gerar dois resultados: a construção de uma imagem positiva ou causar danos à reputação.

No primeiro cenário, o efeito obtido é a satisfação com a sua compra e com o atendimento recebido. Nesse caso, comprador recomenda a loja e volta a fazer negócio no futuro. Por outro lado, a segunda situação é grave, porque o cliente reclama publicamente nos canais de comunicação, o que afeta a percepção dos outros clientes.

Portanto, o comportamento do cliente e experiência de entrega no e-commerce estão ligados, já que o último é uma das fases mais importantes de compra.

Isso faz com que o gestor precise acompanhar de perto esse processo para que o negócio continue a desenvolver esse diferencial.

Fonte: E-commerce news.
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