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Blog da Arco Informática

05 de Outubro de 2018 - 10h48

E-commerce de moda: por que integrá-lo a canais de venda?

O e-commerce está em franco crescimento no Brasil, e a moda é um dos segmentos que mais se destacam no comércio virtual.

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O e-commerce está em franco crescimento no Brasil, e a moda é um dos segmentos que mais se destacam no comércio virtual. Diante disso, é natural que muitos empreendedores desejem explorar essa demanda em alta para obter maiores lucros.

No Brasil, o mercado da moda movimenta cifras bilionárias, e boa parte dos negócios são gerados na esfera digital, especialmente com a expansão da tecnologia mobile e a facilidade que ela proporciona para que os usuários acessem lojas virtuais a qualquer hora e em qualquer lugar.

Outro fator importante para explicar esses números: o segmento de moda lida com um público que faz compras recorrentes (especialmente mulheres, que representam a maior parte dos consumidores), gerando assim uma fonte de receita contínua.

Mas simplesmente ter uma loja virtual pode não ser o suficiente para se destacar nesse mercado. É preciso utilizar estratégias mais completas. Uma delas é a integração do e-commerce de moda com canais de venda.

Para entender como isso funciona na prática, basta seguir a leitura e acompanhar os tópicos que preparamos sobre o assunto!

Google Shopping

O Google Shopping é uma espécie de vitrine virtual para expandir o alcance dos seus produtos e divulgá-los de forma mais segmentada. Mas será que isso funciona para um e-commerce de moda? A resposta é sim, o Google Shopping não só funciona para esse nicho como é um excelente aliado na busca por mais resultados.

Imagine o quão benéfico seria ver os seus produtos aparecendo aos usuários que utilizam esse buscador, facilitando que sua loja seja encontrada e que as compras sejam efetuadas? Juntamente a isso, imagine estar atrelado ao Google, uma das marcas mais valiosas e respeitadas do mundo? Os benefícios dessa união são muitos e mostram que vale a pena cadastrar a sua loja virtual nessa plataforma.

Essa inserção pode ajudar também o seu comércio virtual a ampliar seus canais de aquisição de tráfego, aliando uma estratégia de SEO — a fim de colocar seu endereço nas primeiras posições do buscador — com a exposição dos seus produtos no Google Shopping. Esse tipo de ação conjunta pode trazer excelentes resultados.

Marketplaces

O marketplace pode ser considerado um shopping center virtual. Se você pensar em um shopping físico, logo vai lembrar de coisas como um grande número de pessoas circulando, ótima infraestrutura e organização. Tudo isso também se aplica a esse conceito de e-commerce.

Quando pensamos no segmento de moda, são muitas as vantagens de integrar a sua loja virtual com os marketplaces. Veja alguns benefícios!

Baixo Custo

O baixo custo é um dos principais fatores. Afinal, conforme mencionado, a sua empresa vai dispor de um excelente espaço virtual já preparado para que as vendas aconteçam.

Visibilidade

Marketplaces possuem um grande número de visitantes diários, dos quais muitos se caracterizam como potenciais clientes do seu e-commerce de moda. O aumento de visibilidade obtido com essa integração é um excelente atrativo para quem deseja utilizar essa ferramenta.

Aumento das vendas

Com o aumento da visibilidade, mais vendas vão ocorrer. Esse é um processo natural, pois a sua empresa passará a fazer parte de um conglomerado estruturado para alcançar altas taxas de conversão.

Suporte

Além dos benefícios em termos de lucro e imagem, questões operacionais também importam, e muito. O suporte, por exemplo, é essencial para gerar satisfação e fidelização de clientes. Em uma marketplace, você vai contar com toda a estrutura necessária para resolver as suas demandas de forma rápida e precisa.

Para aproveitar ainda mais essas vantagens, é preciso estar atento a alguns erros comuns de quem começa a vender por essas plataformas. Falta de controle de estoque, descumprimento de prazos e demora para resolver problemas são alguns dos principais.

Comparadores de preços

O hábito de pesquisar lojas confiáveis e também os melhores preços é bastante presente no comportamento dos consumidores. Isso explica o porquê dos comparadores de preço fazerem tanto sucesso, já que eles facilitam essa missão e ajudam na tomada de decisão.

Logo, integrar o seu e-commerce de moda a esses comparadores é uma excelente pedida. Os principais benefícios são o aumento da competitividade, a expansão da imagem da empresa e sua reputação, a facilidade para expor produtos e ajustar o preço quando for conveniente.

Para quem valoriza a segmentação, é importante citar: os consumidores que acessam um comparador de preço estão manifestando uma intenção de compra que já está bem definida.

Nesse momento, eles estão apenas em busca da melhor oferta para realizar a compra. Considerando esse aspecto, se integrar a um comparador de preços ajuda a se chegar mais facilmente ao topo do funil de vendas, obtendo assim boas chances de conversão.

Importância da presença digital

É muito importante cuidar da presença digital da sua loja, de modo a usufruir das facilidades que proporcionam o processo de integração entre e-commerce de moda e canais de venda. Pouco adianta estar atrelado a grandes empresas e descuidar da imagem da sua. A integração é benéfica, mas não faz tudo sozinha. Além disso, a construção de uma marca forte passa por um bom planejamento de marketing digital com foco em criar uma presença sólida.

Há diversos pilares que são trabalhados nessa estratégia, tais como:

– Posicionamento;
– Relevância do conteúdo compartilhado;
– Ações de aproximação com o público;
– Fidelização;
– Processo comunicativo bem estruturado;
– Monitoramento das ações.

Vantagens da integração

Independentemente do canal de vendas que a sua empresa escolher para fazer a integração, ficou claro que as vantagens são imensas. Veja algumas:

– Maior facilidade de ser encontrado;

– Aumento nas vendas;

– Melhoria na jornada de compra do cliente;

– Facilidade de gerenciamento, entre outras.

Assim, é essencial que você comece a pensar nessa ideia, analise as opções existentes e possa aproveitar todos esses benefícios. Nesse processo de escolha, é fundamental conhecer o seu mercado e ter uma definição precisa de quem é o público-alvo ideal.

Seguindo esse panorama que apresentamos, o seu e-commerce de moda tem um bom norte a seguir para que essa integração com os canais de venda seja feita com sucesso.

Fonte: E-commerce News
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