Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

23 de Janeiro de 2017 - 09h37

Maioria usa celular para acessar a web no Brasil

Levantamento mostra que 69% dos usuários de internet no País navegam por meio de smartphones

Quase metade dos brasileiros passa duas horas ou mais por dia online, diz estudo
Quase metade dos brasileiros passa duas horas ou mais por dia online, diz estudo
Os smartphones se consolidaram com principal meio de acesso a internet no Brasil, de acordo com estudo realizado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o instituto de pesquisas Ipsos, e divulgado ontem. O relatório aponta que 7 em cada 10 brasileiros são usuários de internet e, do total, 69% declararam que seu telefone celular é o principal dispositivo para navegar.

“Cada vez mais os brasileiros têm à disposição aparelhos celulares com mais funcionalidades”, disse Glória Amorim, diretora de políticas e estratégia da Fecomércio-RJ, em entrevista ao Estado. “A preocupação das pessoas com a mobilidade levou a uma inversão da participação do computador e do smartphone como principal meio de acesso à internet no Brasil nos últimos dois anos.”

O resultado reflete um avanço significativo em relação ao estudo divulgado no início de 2016. Na época, os usuários móveis eram 58% do total de internautas no Brasil. No ano anterior, eles representavam apenas 14% do total.

A pesquisa, que ouviu 1,2 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras 69 cidades de todas as regiões do País, foi realizada em setembro do ano passado, mas seus resultados só foram divulgados agora. Segundo a Fecomércio-RJ/Ipsos, a amostra considerada na pesquisa segue os padrões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em todo o Brasil, o uso de internet é intenso, mas, segundo o estudo, a região com maior número de internautas é o Sul, com 82% dos usuários. A região Sudeste – que em outros estudos semelhantes sempre apareceu à frente – ficou em segundo lugar, com 70% do total, seguida por Norte (69%), Centro-Oeste (59%) e Nordeste (51%).

Atividade. As redes sociais, entre elas o Facebook, lideram entre as atividades preferidas dos usuários na web. Mais de 90% dos entrevistaram listaram os sites de relacionamento como sua principal finalidade no uso da rede. As ferramentas de busca, como o Google, foram mencionadas por 45% dos entrevistados, além de serviços de e-mails (30%), ouvir ou baixar músicas (25%) e ver ou baixar filmes (23%). No total, 16% afirmaram que leem jornais ou revistas por meio da web.

Uma informação que chama a atenção é o crescimento do número de pessoas que fazem compras online. No relatório, as entidades revelam que 14% dos que navegam na internet costumam comprar produtos ou serviços. Isso representa um avanço de 6 pontos porcentuais em relação à pesquisa divulgada no ano passado.

Hábitos. Em sua maioria, os brasileiros costumam acessar a internet pelo menos uma vez por dia. Apenas 12% relataram navegar na web apenas uma vez por semana e só 1%, uma vez ao mês. Quase metade dos entrevistados pela Fecomércio-RJ/Ipsos costumam passar mais de duas horas conectados. Apenas 13% costumam acessar sites por tempo igual ou inferior a 30 minutos. “A pesquisa mostra que a internet é um dos principais meios de comunicação”, diz Glória, da Fecomércio-RJ. “Com pessoas passando tanto tempo na web, há uma oportunidade para empresas nas de comércio e serviços.”

Fonte: Estadão
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.