e-commerce, estratégia, frete
1 – Entenda como o frete é calculado
O primeiro ponto importante é identificar como os valores de frete são calculados pelas transportadoras. Normalmente, todas levam em conta a origem, o destino, o peso e as dimensões da embalagem do produto enviado.
Diante disso, é muito importante colocar as especificações exatas dos produtos, adicionar corretamente as tabelas de preços de frete e escolher as melhores opções de embalagem, para não ocorrer cobranças extras pelo espaço que a mercadoria ocupa no veículo da transportadora.
2 – Pense estrategicamente
Garantidos esses pontos fundamentais, é importante dar início a decisões mais estratégicas. A principal delas é avaliar todas as possibilidades de entrega disponíveis para oferecer alternativas que melhorem a experiência dos clientes dentro da loja.
Uma estratégia muito comum é usar o frete grátis como um benefício, o que impacta positivamente a decisão dos clientes. Porém, avalie com cautela essa opção, pois isso pode afetar sua lucratividade. Verifique quais são seus custos reais com frete e encontre um ponto ideal para oferecer esse benefício. Uma sugestão é passar o custo do frete para o preço do produto, assim a influência mental que o valor causará em seus consumidores será menor.
A comunicação é outro ponto a se levar em conta. Deixe muito claro aos clientes quais são os prazos de entrega. Essa informação deve estar em diversos locais do site e ser de fácil acesso. Idealmente, comunique novamente o prazo no e-mail de confirmação. Também deixe claro quais são os canais de contato de sua loja e quais os horários de atendimento — tudo isso passará mais credibilidade aos clientes.
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.