Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

21 de Abril de 2020 - 12h37

E-commerce cresce e compras em lojas físicas caem, comprova estudo

Divulgação mais recente do Barômetro COVID-19, por exemplo, já é possível confirmar o crescimento das compras online no período de crise: o número de pessoas que aumentaram compras online subiu de 19% para 34%. Enquanto isso, o de pessoas que diminuíram compras em lojas físicas subiu de 32% para 46%.

Aumento, compras, online, e-commerce, crescimento, vendas
Aumento, compras, online, e-commerce, crescimento, vendas
O aumento das compras online (de 19% para 34%) foi um dos destaques do estudo lançado recentemente pela Kantar. Ao mesmo tempo, cresceu também a porcentagem de pessoas que deixaram de comprar em lojas físicas (de 32% para 46%).

A chamada “segunda onda de entrevistas” do Barômetro COVID-19, realizado pela Kantar, mostra o que os brasileiros esperam das marcas e faz comparação com a pesquisa realizada na semana anterior.

Os clientes querem que as empresas tenham um impacto social maior. Além disso, 28% dos brasileiros querem que as marcas sejam práticas e realistas e ajudem os consumidores no dia a dia (na semana anterior, esse número era de 21%). As pessoas que querem que as marcas sirvam de exemplo e sejam guias para a mudança somaram 25% nas duas pesquisas.

A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de março (primeira onda) e 27 e 31 de março (segunda onda) de 2020.
Mais compras online, menos nas lojas físicas

O levantamento mostra que alguns hábitos do consumidor estão sendo acelerados por causa da pandemia e das medidas de isolamento. É o caso de uma presença maior no online e do consumo maior de podcasts, e uso de shopvertising e do e-commerce.

Na divulgação mais recente do Barômetro COVID-19, por exemplo, já é possível confirmar o crescimento das compras online no período de crise: o número de pessoas que aumentaram compras online subiu de 19% para 34%. Enquanto isso, o de pessoas que diminuíram compras em lojas físicas subiu de 32% para 46%.

O mesmo estudo mostra que 72% dos consumidores compram online para economizar tempo e 71% acreditam que o e-commerce é mais conveniente do que ir em lojas físicas. Muitos brasileiros usaram o período de pandemia para fazer suas primeiras compras online:

17% alimentos e bebidas
15% remédios sem prescrição médica
12% cosméticos e produtos de cuidado pessoal
12% serviços
8% roupas e acessórios
7% eletrônicos

Fonte: e-Commerce Brasil
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.