Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

08 de Outubro de 2019 - 08h56

Gestão estratégica de Empresas

saiba como reduzir custos e otimizar seus resultados

gráfico de gestão
gráfico de gestão
Você sabia que um crescimento exponencial de qualquer empresa está diretamente ligado a sua gestão estratégica? Principalmente, quando o mercado enfrenta momentos de crise politica e econômica. Uma gestão eficaz se torna primordial para que a empresa consiga sobreviver e prosperar.

Contudo, mesmo tendo ciência de que o crescimento está relacionado à maneira como os recursos são geridos, a taxa de mortalidade das empresas, segundo o SEBRAE, está intrinsecamente ligada com a falta de gestão estratégica das organizações.

Por isso mesmo é que tudo começa com um planejamento e processo de gestão estratégica. Existem um conjunto de ações que se originam da missão, visão e valores que a sua empresa tem para com o mercado.

O que é gestão estratégica?

A gestão estratégica, em linhas gerais, é uma função da administração da empresa, que tem como objetivo fazer valer a sua missão, os objetivos e os valores.

Para isso, ela conta com um planejamento de metas, ações e processos, levando em conta o macro e micro ambiente seja ele físico ou econômico e os recursos disponíveis dentro da organização.

Um desses objetivos, como toda empresa que deseja ter sucesso, é a redução de custos o custo por cliente ou o custo por serviço prestado ou mesmo por unidade vendida, exemplificam e tangibilizam muito bem. E este é um dos motivos da grande importância da gestão estratégica.

Por que a gestão estratégica é tão importante?

A sobrevivência e o sucesso de uma empresa dependem, em grande parte, da tomada de decisões dos gestores. Para isso, é preciso conhecer o ambiente em que a empresa está inserida, entender os riscos e gerenciar os recursos.

A gestão significa planejar, pois o planejamento implica em determinar quais serão as metas e um conjunto de ações com antecedência, prevendo os recursos humanos e financeiros existentes e os desafios e oportunidades que podem surgir no futuro.

Exatamente pela tomada de decisão ser tão importante para a sobrevivência e sucesso, é fundamental que se utilize da gestão estratégica nos negócios.

Por onde começar a gestão estratégica da minha empresa?

Num espaço de tempo não maior que um ano, sua missão deve ser revisitada e devem ser traçadas metas para que seu negócio prospere. Existem inclusive consultorias muito boas no mercado que conduzem as empresas para que seus planejamentos estratégicos alcancem excelentes resultados.

Perceba que uma consultoria não é pra vida toda, pois é natural que o empresário, seus administradores e executivos aprendam ou mesmo descubram a melhor maneira de criar a estratégia para o negócio que estão inseridos.

Fonte: fortes tecnologia
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.