Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

02 de Abril de 2020 - 08h26

Projeto de lei prevê suspensão do direito ao arrependimento durante pandemia

Situações emergenciais pedem, além de soluções urgentes, saídas criativas.

Projeto de lei prevê suspensão do direito ao arrependimento durante pandemia
Projeto de lei prevê suspensão do direito ao arrependimento durante pandemia
O primeiro vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), anunciou na terça-feira (31) que os líderes partidários vão acertar uma agenda de votação de projetos relacionados ao combate à crise do coronavírus. Um dos pontos abordados é a suspensão do direito ao arrependimento do consumidor até o dia 30 de outubro de 2020.

Anastasia explicou que já há mais de 100 projetos no Senado que tratam do assunto, sob vários focos e com múltiplas propostas de combate à crise. Situações emergenciais pedem, além de soluções urgentes, saídas criativas. Foram estas saídas apresentadas por diversos estudiosos do Direito Privado e que agora compõem um PL.

O texto apresenta vários pontos, sem que haja nenhuma mudança de lei. O PL cumpre, do ponto de vista jurídico, o papel de evitar que aconteça um calote generalizado e um carnaval jurisprudencial, segundo reportagem do site Migalhas.

Mudança no Código do Consumidor

No Direito do Consumidor, o PL prevê a suspensão até 30 de outubro de 2020 do art. 49, que dá ao consumidor sete dias para exercer o direito de arrependimento de comprar feitas pela internet. O PL impede, ainda, o uso do Código do Consumidor para relações entre empresas.

“Art. 49 – O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”

O senador lembrou que deve ser convocada uma sessão do Congresso Nacional. Se a previsão se confirmar, ressaltou Anastasia, a convocação da sessão do Senado deve ser ajustada para a sexta-feira (3), quando será votado o projeto. O texto é de autoria do próprio Anastasia e tem a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como relatora.

Fonte: E-Commerce Brasil
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.